terça-feira, 12 de julho de 2011

Seminário – Plano Nacional de Educação – PNE – Blumenau, SC.

Morche Ricardo Almeida
Presidente do Fórum - 2011/2012





Estivemos presentes no Seminário do Plano Nacional de Educação – PNE em Blumenau, SC, hoje dia 12 de julho de 2011. Seminário organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lírio Mauro da Silveira, trouxe, o seminário, o objetivo de fomentar o debate público sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), proposto no Projeto de Lei 8035/10 do Governo Federal, em tramitação no Congresso Nacional, buscando aprimorar o projeto.
Na programação para o dia de palestras que teve início as 9h00 com final as 17h30, falou-se, no período matutino, sobre: financiamento e também qualidade na educação. Após o almoço construiu-se uma mesa onde as temáticas foram o ensino superior, educação infantil, ensino médio e educação profissional, educação básica além de diversidade e educação inclusiva.
O profissional que palestrou sobre diversidade e educação inclusiva foi o Professor Dr. Vilmar Silva – Diretor Unidade Palhoça – IF-SC, uma excelente palestra, no entanto, como parece ser de praxe o palestrante discorreu com muita tranqüilidade sobre a questão da educação inclusiva. Não o criticamos, pois este é o espaço que, segundo ele, lhe é comum, já que desenvolve o seu trabalho com surdos.
A diversidade esteve presente em suas falas, pois falar de inclusão é também falar de diversidade, porém quando a questão pende para questões étnicas, de gênero e outros, a conversa acontece de modo tímido. Eis aí a grande problemática que percebemos quando o assunto é DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.  O que será que impede um debate mais amplo sobre a diversidade nestes termos? Será tão difícil abrir espaço para palestrar sobre as questões étnicas, de gênero e tantas outras que acene sobre a diversidade?
Queremos que as temáticas relativas à diversidade também estejam presentes nos próximos encontros construídos para fomentar o debate público sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), proposto no Projeto de Lei 8035/10 do Governo Federal, em tramitação no Congresso Nacional, buscando aprimorar o projeto.

As diretrizes do PNE – 2011/2020 são:

1 – erradicação do analfabetismo;
2 -  universalização do atendimento escolar;
3 – superação das desigualdades educacionais;
4 – melhoria na qualidade de ensino;
5 – formação para o trabalho;
6 – promoção da sustentabilidade sócio-ambiental;
7 – promoção humanística, científica e tecnológica do país;
8 – estabelecimento de meta de aplicação de recurso públicos em educação como proporção do produto interno bruto;
9 – valorização dos profissionais da educação;
10 – difusão dos princípios de equidade, do respeito à DIVERSIDADE e a gestão democrática da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário